Tecnologia na saúde: conheça as soluções para você aplicar hoje

A tecnologia na saúde já é realidade e as instituições, como hospitais, laboratórios e clínicas médicas, precisam estar cientes das novas inovações para agregarem melhorias nos serviços aos seus pacientes e continuarem competitivas no mercado.

Em razão da pandemia do coronavírus, especialistas já debatem acerca da aceleração do mercado, principalmente de health techs, por busca de soluções que ampliem e otimizem o setor da saúde.

Há diversas empresas e startups voltadas para estudar e aplicar soluções para o setor da saúde e, neste artigo, vamos falar das soluções que podem ser implementadas imediatamente pelas instituições e dos seus benefícios.

1. A telemedicina como uma das principais tecnologias na saúde

Temos um conteúdo muito rico acerca da telemedicina no blog da CM e, devido a popularidade da ferramenta, não poderíamos deixar de citá-la como a primeira da lista.

A telemedicina vem se tornando um dos principais tecnologias na saúde para a consulta médica, principalmente em período de quarentena, devido a pandemia do coronavírus. Por meio dela, o médico pode facilmente atender seus pacientes, orientando-os e prescrevendo medicamentos.

Além disso, para os usuários, a plataforma à distância foi essencial para que evitassem filas nos pronto atendimentos e, por sua vez, o contágio pelo vírus, que poderia ser contraído caso tivesse contato com uma pessoa infectada.

Para as instituições de saúde, em que a pandemia impactou drasticamente nos orçamentos, a funcionalidade se tornou uma mão na roda, mitigando custos e otimizando a produtividade dos funcionários.

A telemedicina se tornou essencial e se tornará ainda mais comum daqui em diante, visto que a tendência de se ter as informações rapidamente é característica herdada da evolução tecnológica e o paciente 2.0 está cada vez mais dinâmico e exigente. Dessa forma, é fundamental que as instituições identifiquem suas necessidades e se adaptem a elas.

2. Elegibilidade e autorização de exames automáticos

Você já sofreu por demoras no atendimento e na marcação de consultas, tendo que enfrentar salas de espera lotadas? E quanto a espera da validação, feita pelo atendente, para a autorização de procedimentos pelo plano de saúde?

Pois bem, você não está sozinho. Essas são umas das principais reclamações vindas de pacientes.

Estes fatores acabam por desmoralizar as instituições, que muitas vezes recebem críticas na internet, quando não sofrem transtornos no próprio estabelecimento, por não terem se planejado, ou não possuírem uma ferramenta que auxiliem nesta situação. 

Além disso, e tão preocupante quanto a insatisfação dos pacientes, são as glosas sofridas por erros dos atendentes. Isso é normal e estes erros sempre serão suscetíveis vindos de seres humanos.

Por isso, aproveitar da tecnologia na área da saúde e implementar um software que consiga verificar a elegibilidade e autorização de exames é fundamental para as instituições de saúde que desejam reduzir filas gigantes, conter drasticamente os gastos com validação de planos de saúde e fidelizar pacientes com a comodidade de um atendimento rápido e assertivo.

3. Agendamento de consultas online

Falar sobre tecnologia na saúde é falar também sobre o paciente 2.0: os usuários estão, cada vez mais, em busca de formas de otimizar o tempo. Por isso, o agendamento online, junto da telemedicina, são algumas das ferramentas fundamentais que podem ser implementadas imediatamente pelos hospitais, laboratórios e clínicas.

Contar com a facilidade do agendamento online pode ajudar a sua instituição a ter muitos ganhos com pacientes satisfeitos e em produtividade dos funcionários, que muitas vezes se estressam devido ao serviço de call center.

Além de funcionários e pacientes satisfeitos, os custos também são reduzidos com um sistema de agendamento online, pois as instituições precisarão de menos atendentes para cobrir todas as demandas e terão menos custos com as ligações telefônicas.

Além do mais, a ferramenta é uma boa forma de contar com informações sistematizadas e corretas, visto que o sistema fará com que o usuário preencha suas próprias informações, reduzindo chances de erros e otimizando o tempo dos atendentes, além de ser uma ótima maneira da gestão analisar métricas importantes, como serviços mais procurados, dados demográficos etc.

4. Pronto atendimento virtual

No Brasil, cerca de 77% da população tem o hábito de se automedicar. 

Talvez este fenômeno seja explicado pela insatisfação dos pacientes frente ao atendimento em saúde, devido ao tempo médio de atendimento, geralmente ser superior a 30 minutos, as salas de espera estarem quase sempre cheias e os atendentes serem despreparados.

O pronto atendimento virtual possui os mesmos benefícios do agendamento online, pois são ferramentas com funcionalidades semelhantes, porém, com finalidades diferentes.

Por meio do pronto atendimento virtual, a instituição consegue prevenir-se de aglomerações no pronto socorro. Esta é uma característica essencial a ser analisada pelos hospitais e laboratórios neste cenário de pandemia, a fim de trazer maior conforto e segurança àqueles pacientes que necessitam realizar consultas presenciais.

5. Tecnologia na saúde e a integração de sistemas

Como apresentamos acima, há uma diversidade de opções que podem ser aplicadas de imediato pelas instituições de saúde, porém, há uma ferramenta que não pode ficar de fora!

A CM Tecnologia atua no mercado de saúde há anos e, neste tempo, vimos a necessidade da melhoria na comunicação entre os sistemas do setor. Hoje, somos uma empresa pioneira e líder em integração de sistemas no país e, podemos afirmar que, uma das principais ferramentas que podem ser usufruídas pelas instituições é a integração de sistemas junto ao ERP.

Com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), as instituições precisam tomar medidas rápidas para manter os dados de seus pacientes seguros e, por meio dessa integração, é possível segmentar os dados exatos que serão transmitidos, dando assim, maior suporte e segurança a essas informações. 

Além disso, a agilidade de comunicação aumenta consideravelmente, devido à organização dos materiais que são transferidos e a otimização das equipes de TI, que terão menos esforços com o processo de integração, que por sua vez é complexo e será realizado inteiramente pela empresa detentora do software em questão. 

Por fim, apresentamos acima os benefícios da tecnologia na saúde e esperamos que tenhamos conseguido dar respostas claras e mostrar o quão importante é se adequar a essas inovações.

Caso você saiba de mais alguma ferramenta que otimize o dia a dia da sua instituição, por favor, conte para nós! Vamos adorar saber!

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A Nuria é pioneira em sistemas de agendamento online e especialista em interoperabilidade no setor da saúde.

Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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