Parcerias estratégicas: como elas te colocam à frente da concorrência

Trabalho muito próximo à área de tecnologia da informação desde o começo da minha vida profissional. Comecei minha carreira dentro de uma grande empresa e, desde 2010, já notava um movimento que tomou ainda mais força nos últimos tempos: companhias já consolidadas que focam em parcerias estratégicas para inovar!

Naquela época, ainda com meus 18 anos, achava muito estranho empresas com vários milhões na conta buscarem seus “primos menores” quando o assunto era inovação. Não conseguia tirar da cabeça como empreendimentos com menos recursos e tempo conseguiam ser infinitamente mais produtivos do que nós!

Me perguntava: “Qual era a lógica de pagar um terceiro por algo que você mesmo pode fazer?” Afinal, o nosso time era talentoso, tinha vontade e recursos!

Foi então que em um rápido bate-papo com um dos nossos parceiros terceirizados, cheguei à conclusão que uma única palavra respondia todas as minhas perguntas: FOCO!

Quer entender como essa simples palavra têm extrema importância nas parcerias estratégicas?

Vou te responder exemplificando com o cenário atual de uma startup que, em um mês, desenvolve uma ferramenta que uma grande instituição de saúde levaria até um ano.

 

Parcerias estratégicas – é mais fácil mover uma montanha ou um punhado de terra?

Ok! Essa frase pode soar um pouco estranha, mas vamos trabalhar com esse exemplo. Com uma pequena pá, é possível deslocar areia de uma caixa para outra.

Entretanto, para alterar o formato, tamanho e outros fatores de uma montanha, é necessário utilizar toneladas de dinamite!

Deu para entender a lógica? É muito mais fácil mudar o que é pequeno de maneira eficaz do que algo já consolidado por décadas.

Ou você acredita que uma mudança de cultura em uma instituição de mais de 30 anos é simples como pivotar uma startup?!

Uma startup possui, em média, menos funcionários que um setor de um hospital! A grande diferença é que ela é focada unicamente em realizar uma atividade ou serviço.

O time de tecnologia do hospital precisa se preocupar com a infraestrutura da instituição, além de gerenciar diversos softwares que constantemente apresentam problemas. Diferente de uma empresa, hospital ou clínica que precisam ter uma margem de erro MUITO menor.

Logo, é possível que ao longo do dia apareça alguma demanda que tire o foco do desenvolvimento de novas soluções.

Quem trabalha com tecnologia sabe que todo software precisa evoluir, ser ajustado, sofrer manutenção, enfim, uma infinidade de acontecimentos que acabam descontinuando o produto dentro da instituição.

Diferente desse cenário, uma startup é focada em apenas uma única coisa. Ela é focada em resolver apenas um problema específico. Quer coisa melhor do que um parceiro estratégico com foco único?

Enquanto ele toma conta de uma demanda específica dentro da Instituição (como a Jornada do Paciente, por exemplo), o foco do Hospital/Clínica/Laboratório passa a ser apenas sua atividade principal.

Para ficar ainda mais claro, que tal nos aprofundarmos nas diferenças entre inovar de dentro de um hospital e buscar uma solução fora. Vamos lá? (aposto que você vai se convencer da importância das parcerias estratégicas ao final desse texto!)

 

Inovação Interna – Ônus garantido

Vamos supor que a sua instituição tenha decido inovar apenas com o time interno. São contratados os melhores desenvolvedores, designers e especialistas em produtos do mercado.

Todo o time está motivado e com vontade de “fazer acontecer”.

É definido um budget para a área de inovação e o time começa a trabalhar. Suponhamos ainda que todos trabalhem com metodologias de gestão ágeis.

A primeira solução escolhida para ser desenvolvida  em um primeiro momento é a de agendamento online.

Tudo corre bem no projeto, até que…

Ônus 1: alto custo

Surge um problema na integração com o ERP. É necessário aguardar um repasse de informação para que a integração ocorra. Enquanto isso, todo o projeto ficará pausado.

Nesse momento toda a equipe de inovação da instituição ficará ociosa. Não existe trabalho para ser executado, afinal, toda e qualquer solução desenvolvida por eles para atingir bons resultados precisa ser acoplada ao sistema de gestão utilizado.

A instituição de saúde pagará o salário de toda uma equipe que não estará fazendo absolutamente nada. Logo, um projeto que estava orçado em X, passa a custar 2×.

É necessário levantar mais budget com a direção e redefinir todos os prazos. Nesse momento o jogo começa a complicar.

Suponhamos agora que a diretoria tenha aumentado o budget e o ERP repasse a informação necessária para dar prosseguimento ao projeto. Tudo aparentemente irá acontecer no ritmo ideal, até que…

Ônus 2: velocidade

Após o repasse das informações, a equipe de inovação percebeu que a integração não seria tão simples quanto imaginaram!

Logo, os prazos se tornam ainda maiores. Uma solução de agendamento online, algo imaginado como relativamente simples de ser feito, ao invés de ser finalizada em 1 mês, passa a ter seu lançamento projetado para 6 meses.

Agora imaginando que tudo tenha dado certo no desenvolvimento e em 6 meses a solução já esteja no ar. É nesse momento que a situação fica ainda mais complexa.

Vários pacientes começam a passar feedbacks negativos em relação a usabilidade da ferramenta. Todos eles alegam que é muito difícil agendar as consultas dentro do sistema.

Outros falam que a ferramenta é muito instável. Esse é o momento do time evoluir o sistema, atender a todos os chamados do suporte e ainda realizar a manutenção da ferramenta.

Quer saber como isso termina?

Ônus 3: manutenção e evolução

O time que foi contratado para inovar, passa a focar na evolução de um sistema.

É preciso atualizar o software de tempos em tempos, melhorar a usabilidade constantemente e abrir uma nova frente de suporte para resolver os problemas inevitáveis que surgirão na ferramenta.

Isso tudo sem considerar o fator humano. Esse time foi contratado para inovar e trazer novas soluções e não ficar focado apenas em uma. Logo, o turnover, infelizmente, passa a ser uma realidade.

Ou você acredita que eles não irão para outras empresas que oferecem melhores condições de carreira?

Se ainda não te convenci a buscar um parceiro estratégico, vamos fazer as contas de quanto custou para essa instituição fictícia desenvolver o seu agendamento online?

Alguém SEMPRE precisa pagar a conta

Vamos considerar os seguintes salários:

  • Desenvolvedores: R$ 4.000,00;
  • Designers: R$ 3.500,00;
  • Suporte: R$ 2.000,00;
  • Gerente de Produto: R$ 5.000,00.

Para as seguintes estrutura de time:

  • 4 desenvolvedores;
  • 2 designers;
  • 1 suporte;
  • 1 gerente de produto.

Logo, fazendo essa conta, temos um custo de R$ 32.000,00. Acrescentando os encargos da CLT, temos um custo mensal de R$ 57.600,00.

Em 6 meses, a instituição de saúde gastou R$ 345.600,00 para desenvolver uma solução de agendamento online que não funciona.

Agora, se formos considerar que esse time precisará ficar por conta da solução para evoluí-la, dificilmente a redução de custo gerada pelo agendamento online irá pagar as contas.

No final essa “brincadeira” saiu caro, não?!

Parceiro estratégico – bom, barato e rápido

O cenário que apresentei acima parece bem desanimador, não é mesmo?! O Fernando, nosso sócio e fundador já viu isso acontecer milhares de vezes, nos mais diferentes cenários.

Entretanto, é errando que se aprende! Uma das vantagens do setor de saúde no Brasil é que grande parte das instituições de médio e grande porte conversam entre si, logo, os ciclos de aprendizado passam a ser muito mais curtos.

Depois de perceberem que o custo de desenvolvimento interno é muito alto, essas instituições passaram a buscar parceiros estratégicos para resolverem esse problema.

Logo, a estrutura de ônus apresentado acima se converte em uma trinca de oportunidades. Vamos a elas?

Oportunidade 1: baixo custo

Lembra do agendamento online que falamos no tópico de desenvolvimento interno? Pois é, agora imagine que ele seja desenvolvido por uma empresa com foco único em Jornada do Paciente (CM Tecnologia rs).

Ao invés de receber apenas o feedbacks de uma instituição em específico, a ferramenta é construída e evoluída em cima do retorno de mais de 350 unidades de saúde por todo o Brasil.

Agora, você se lembra do custo de desenvolvimento elevado que era mantido por apenas uma empresa? Nesse cenário ele é dividido por pelo menos 350 companhias diferentes.

No final das contas, o custo que é repassado para a instituição de saúde pelo parceiro estratégico é ínfimo comparado ao de internalizar a solução.

Ficou claro? Isso porque ainda não falamos da velocidade de desenvolvimento e suporte.

Oportunidade 2: velocidade

Temos duas opções de times para escolher, eles são:

  1. Time com foco disperso e que não é especialista em Jornada do Paciente;
  2. Time focado unicamente em desenvolvimento e suporte para Jornada do Paciente.

Qual deles você escolheria para tomar contar dessa sua solução? Acredito que seja a opção 2.

Os erros que o time 1 precisará cometer para acertar e evoluir a solução acontecerão em uma velocidade muito menor do que o time 2.

Para a segunda equipe, chegarão feedbacks de mais de 350 unidades e a solução se adaptará para os mais diversos cenários em uma velocidade muito maior.

Além disso, o time de suporte ao cliente também é especializado em resolver problemas específicos da Jornada do Paciente.

Para terminarmos essa trinca de oportunidades, não podemos deixar de falar da manutenção!

Oportunidade 3: manutenção

Todo sistema precisa ser vigiado constantemente. Quando se trata da área da saúde, os dados do paciente precisam de um cuidado especial.

Dessa forma, ter um time de segurança especialista nesse tipo de informação é vital para garantir a integridade das informações do sistema.

Além disso, qualquer instabilidade no sistema será tratada com prioridade e não como uma tarefa a mais no meio de tantas outras!

Conheça nossa Aliança Estratégica para ERPs

Hoje, uma das maiores dores dos prestadores de saúde é obter os dados de seus pacientes e da sua gestão centralizados e integrados com soluções que
facilitem o acesso ao paciente, reduzem custos operacionais e otimizem o tempo dos colaboradores.

A Alianças Estratégicas para ERPs da CM Tecnologia surgiu com a finalidade de viabilizar o acesso de hospitais, clínicas e laboratórios a essas soluções, centralizando e
integrando as principais ferramentas e soluções do setor de saúde por meio do CM Connect, nosso Conector de Sistemas.

Quais as soluções que meus clientes da saúde terão acesso?

As vantagens são muitas, mas você contará com uma série de fatores importantes para seu negócio:

  • Melhorias operacionais, acesso à dados com facilidade
  • Redução de custos e otimização da equipe de TI
  • Mais agilidade, autonomia e segurança
  • Soluções integradas para toda a Jornada de seus pacientes

Você é uma Health Tech? Conheça nosso Programa de Parcerias!

A CM Tecnologia conta com um Programa de Parceria para Health Techs, no qual formamos parcerias estratégicas com players que agregam valor à cadeia de serviços e os conectamos às instituições de saúde.

Desta forma, criamos uma rede de apoio mútua, que será responsável por viabilizar soluções integradas nos sistemas dos prestadores de saúde, melhorando a
sua entrega de valor aos pacientes, com ferramentas otimizadas que farão a diferença no dia a dia.

Quais os benefícios para a minha marca?

  • Integração aos maiores ERPs e Instituições de saúde do país
  • Maior exposição da marca junto a clientes e parceiros da CM
  • Reduz o custo de aquisição por clientes

Agregue valor para seus clientes e parceiros da saúde, juntando-se à principal rede de conexão do ecossistema de saúde!

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A Nuria é pioneira em sistemas de agendamento online e especialista em interoperabilidade no setor da saúde.

Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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