6 dicas para melhorar o relacionamento entre o médico e seu paciente

É preciso entender que o ditado “cliente em primeiro lugar”, quando inserido na área da saúde, é de máxima prioridade a boa relação e atendimento ao paciente. Diversos detalhes devem ser levados em consideração, desde o ambiente, seriedade, organização, uma vez que, o paciente pode se encontrar em um momento de fragilidade, o atendimento humanizado é imprescindível para um bom relacionamento entre o médico e seu paciente.

No entanto, com alto volume de atendimentos, sobrecarga de funcionários e médicos, a relação entre as partes envolvidas tem se tornado cada vez mais impessoal, ou seja, o contato do paciente com seu médico é muito rápido e pouco satisfatório, segundo entrevista da Revista Crescer. Fazendo com que um procedimento iniciado com um médico simplesmente não tenha continuidade e que o paciente procure outro profissional para finalizar ou dar continuidade no seu tratamento.

Essa busca tem sido o principal motivo de insatisfação do paciente, o que pode ser evidenciado por diversos fatores como: falta de atenção, falta de paciência do profissional, pouco contato entre as partes, falta de pontualidade, instalações físicas que deixam a desejar, falta de comprometimento e outros.

Tais motivos podem influenciar na escolha de um novo médico por parte do paciente, o que não é interessante para as instituições de saúde, dado que, uma das estratégias mais poderosas de aquisição de novos pacientes é o boca a boca não é mesmo?

A boa notícia é que esse transtorno é evitável, basta apenas  que a clínica implante algumas melhorias. No decorrer do texto algumas dicas podem ajudar a diminuir a dispersão desses pacientes, aumentar a fidelidade e aquisição de novos pacientes à sua instituição.

Confira as dicas para melhorar relacionamento entre o médico e seu paciente

 

1 – Trate seu paciente como um amigo

Ser tratado com carinho e com entusiasmo é ótimo não é verdade? Essa é a melhor maneira para cativar seu paciente (não só seu paciente, qualquer pessoa que você desejar) e para que, com isso, a clínica seja a primeira escolha de uma pessoa quando o assunto for saúde.

Com isso é muito importante, que o profissional converse com seu paciente sobre assuntos que você conversaria com um amigo, por exemplo: como vai a vida do paciente, o que ele tem feito, etc. Deixar claro que ele tem a liberdade de entrar em contato para que se sinta a vontade com seu médico sempre que precisar.

Essas atitudes podem gerar laço muito forte com o paciente, fazendo com que ele priorize procurar seu médico quando precisar de orientações sobre a sua saúde. Dessa forma o paciente indicará  sua clínica para todas as pessoas que ele conhece ou que lhe peçam alguma indicação de um profissional.

2 – Seja paciente

Por mais que seja clichê e esteja sempre dentro de algum tópico em discussão, existe uma necessidade de frisar o quão importante é tratar a pessoa com paciência e atenção, e demostrar o respeito que ela merece.

E como seu paciente é um ser humano, ele almeja que além de ser diagnosticado corretamente e, posteriormente, ser curado, deseja também ser ouvido e ter um sentimento de preenchimento quanto ao tratamento que o profissional da saúde demonstra. É extremamente satisfatório quando os pacientes enxergam que seu médico possui uma preocupação com a sua vida e com sua dor.

3 – Seja pontual

Um dos maiores questionamentos dos pacientes é quando eles agendam uma consulta e quando chega na clínica tem que esperar mais do que 30 minutos para ser atendido. Isso é comum na área da  saúde no Brasil.

E o pior de tudo é que o atraso  gera um enorme transtorno para o paciente,  ocasionando uma impaciência e insatisfação por parte do paciente, o que pelas condições já era de se  esperar. 

 Afinal, quando você procura por algum serviço, qual você escolhe? Aquele que te oferece um serviço diferenciado (personalizado) ou o que é prestado de maneira impessoal (serviço em massa), onde você é tratado como um objeto?

4 – Utilize um sistema de gestão para gerenciar sua agenda e sua base de clientes

Para que não existam conflitos de horário, e que as consultas sejam feitas nos horários corretos é fundamental contar com algum tipo de auxílio. Hoje, no mercado exitem alguns sistemas de gestão que fazem a gestão da sua agenda , da base de clientes e que proporcionam a ajuda necessária para fazer um gerenciamento eficiente.

O ponto chave é que, como a base de clientes da clínicas cresce com o tempo é muito importante que esses dados estejam salvos e organizados em algum lugar, devido as características do papel – suja, envelhece, some – que não são as mais adequadas quando pensamos a longo prazo, faz-se necessário o uso de uma ferramenta com essas características.

Isso porque, futuramente caso seja necessário utilizar essas informações para alguma ação dentro da clínica, como por exemplo, a realização de uma campanha de divulgação de um novo procedimento ofertado com todos os pacientes que já passaram pelo estabelecimento alguma vez, ou uma campanha para dar desconto em uma determinada especialidade.

Por isso, um software para gerenciar sua agenda e base de clientes fará isso de maneira satisfatória e eficaz. Além de oferecer a clínica todo histórico de consultas de forma segura e todos os outros dados relevantes a respeito dos seus pacientes.

5 – Tenha uma ferramenta para confirmação das consultas

Uma ótima maneira de maximizar a quantidade de atendimentos a serem feitos ao longo do dia, é possuir algum meio de obter alguma confirmação por parte do paciente e que ele comparecerá a consulta no horário marcado.

Essa melhoria terá um impacto direto na receita da sua instituição, o que também fará com que reduza os problemas com pontualidade e que o atendimento seja exclusivo para cada paciente. Desta forma, o medico terá o tempo necessário para realizar a consulta sem ter que se preocupar com os eventuais atrasos, o que sem dúvidas trará um ganho enorme.

Através da nossa plataforma de confirmação de consultas, o CM Confirma, você consegue obter uma resposta através de E-mail e/ou SMS se o seu paciente irá comparecer ou não ao procedimento marcado.

6 – Melhore o contato pós consulta

Depois de uma consulta é muito raro que o paciente receba algum tipo de contato do médico, seja ele qual for, um telefonema, um e-mail ou uma mensagem de texto.  

Esse problema é recorrente e acontece com a maioria dos profissionais, devido ao tempo médio gasto com a consulta e ter uma agenda com muitos procedimentos marcados diariamente. O que faz com que seja difícil para o profissional fazer a gestão e o acompanhamento de toda a sua base de pacientes.

É importante ressaltar que, esse contato é responsável por fortalecer a relação entre ambas as partes,  mostrando que o médico está totalmente interessado e engajado na melhora do paciente. O que traz  como consequência faz com que o paciente voltará a clínica.

Como não é possível aumentar a quantidade de horas disponíveis em  seu dia para realizar o contato com o paciente, existem ferramentas que podem fazer isso por você. Já pensou em enviar um SMS ou um e-mail com o intuito de lembrar seu paciente da consulta marcada.

O mais interessante de tudo, é que isso pode ser feito a qualquer momento, conheça a nossa plataforma que faz isso pra você.

Com essas dicas nota-se a importância do paciente para as instituições. Tratar os paciente bem em todas a jornada do atendimento trará bons frutos à instituição.

Procure também sempre melhorar a maneira como as tarefas são executadas na clínica, um excelente meio de alcançar essas melhorias é através da tecnologia, que tem sido uma grande aliada no alcance de melhores resultados.

Gostou das nossas dicas?  Esperamos que o nosso artigo tenha auxiliado você a tomar uma decisão em relação ao próprio negócio!

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Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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