Integração e LGPD: como se adequar às novas regras?

lgpd-integraçao
Share on facebook
Compartilhe pelo Facebook
Share on email
Encaminhe pelo E-mail
Share on whatsapp
Envie pelo WhatsApp

Aprovada em 2018, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) trouxe ao Brasil a proteção ao direito dos dados dos usuários, além de regras para o tratamento do tema na área de saúde.

Entretanto, somente agora algumas empresas se deram conta de que dados pessoais pertencentes a seus colaboradores, empregados, clientes e fornecedores trafegam livremente por sua rede de computadores.

Nesta publicação, você terá uma análise sobre os principais pontos da LGPD e como estes afetam as startups voltadas ao segmento da saúde.

Como a LGPD afeta a área da saúde

Adequar um negócio do segmento da saúde à LGPD parte do ponto de vista que o trabalho seja feito de acordo com leis e normas setoriais, como resoluções da Agência Nacional de Saúde e do Conselho Federal de Medicina.

Além disso, é necessário observar o que é recomendado pelas normas técnicas específicas, como a ISO 27.799. Desta forma, é essencial elaborar e revisar contratos, garantir um canal para que os titulares exerçam os seus direitos, bem como adotar soluções técnicas em segurança da informação e medidas de anonimização.

Vale ressaltar que os dados de saúde se enquadram dentro do conceito de dado pessoal sensível. Alguns exemplos destes “dados sensíveis” são:

  • Frequência cardíaca;
  • Tipo sanguíneo;
  • Se o usuário é doador de órgãos;
  • Resultados de exames laboratoriais;
  • Patologias
Integração e LGPD: como se adequar às novas regras?

LGPD e integração de dados

A implementação da LGPD tem como principal objetivo o cuidado e respeito aos direitos dos titulares de dados – neste caso, podem ser seus pacientes, consumidores e até mesmo colaboradores.

Por isso, quando o assunto são dados de plataformas distintas que se conectam, é importante que aconteça uma serie de reforços na segurança e proteção destas informações. Pois, apesar de ser um grande avanço em termos de praticidade, também pode ser mais atrativo para ataques hackers.

Para que a sua empresa esteja de acordo com a LGPD, é necessário que ela siga alguns passos, tais como:

  • Estabelecer um Comitê de Privacidade;
  • Equipe multidisciplinar para atender a LGPD e requerimento dos titulares
  • Investimento em tecnologia (softwares específicos);
  • Boa Gestão de Risco.

A LGPD na área da saúde

Agora, se o seu negócio é do segmento da tecnologia na área da saúde, alguns passos são essenciais para que tudo esteja de acordo com as novas regras previstas:

  • Implemente um ERP de gestão hospitalar

Quando estamos falando de adequação, é praticamente inviável que ela não esteja atrelada à tecnologia e inovação. Por isso, seu negócio precisa analisar as melhores ferramentas do mercado que oferecem o suporte necessário para implementar com segurança ao longo do tratamento dos dados.

Portanto, o primeiro passo é fazer uma pesquisa profunda sobre um ERP completo, que atenda todos os processos envolvidos, desde a captação dos dados, passando pelo armazenamento e no compartilhamento acompanhado.

  • Auditoria de informações e dados

A auditoria dos dados tem como objetivo a avaliação realizada por um profissional especialista em segurança dos dados e informações, a partir disso será identificado o nível de conformidade da sua instituição de saúde.

Através dos resultados é viável reestruturar os processo, sendo levado em consideração às regras exigidas pela LGPD.

  • Analise fornecedores atuais

O intuito aqui, é se certificar de que o software e o banco de dados utilizados estejam de acordo com as normas da lei. Por isso é importante pesquisar bem cada fornecedor antes de tomar uma decisão, pois pode ser definitiva para o futuro do seu negócio.

  • Designar uma equipe responsável pelo projeto

Por último, mas não menos importante: designe um responsável direto pelo ajustamento das normas.

Sobre a integração da CM Tecnologia

CM Tecnologia é pioneira em soluções para o setor da Saúde no Brasil, com mais de 9 anos levando inovações como o portal de agendamento online via site da instituição, confirmação automática via Whatsapp, e-mail e SMS e o sistema que valida e autoriza automaticamente a elegibilidade do paciente junto às Operadoras. Além disso, possui vasta experiência integrando os mais variados sistemas para o setor da Saúde.

Integre com qualidade e conte as melhores soluções para o segmento da saúde!

Dúvidas? Algo a complementar? Deixe seu comentário!

Gostou? Compartilhe este artigo com seus colegas.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin
Share on print

A CM Tecnologia é especialista e pioneira em integração entre sistemas de saúde na América Latina. Oferecemos uma plataforma completa para permitir conexões entre sistemas médicos com mais velocidade e segurança. Além disso, possuímos ferramentas automatizadas para reduzir custos e melhorar a experiência dos pacientes.

CM Tecnologia © 2012-2021 - Todos os direitos reservados.

Junte-se a mais de 20.000 hospitais, clínicas e laboratórios que recebem nossos conteúdos pelo e-mail.

Se atualize com os melhores conteúdos para sua instituição de saúde prosperar.

Já está indo?

Junte-se a mais de 20.000 hospitais, clínicas e laboratórios que recebem nossos conteúdos pelo e-mail.

Se atualize com os melhores conteúdos sobre como fazer a sua instituição de saúde prosperar.