5G na Saúde: como a tecnologia pode contribuir com a medicina?

5G na Saúde como a tecnologia pode contribuir com a medicina

A telemedicina foi algo que revolucionou a forma de atendimento a pacientes e que ganhou força durante a pandemia. Mas, a área da saúde quer ir mais além e a tecnologia 5G vai contribuir muito com esse avanço. 

Essa será a quinta geração de internet móvel sem fio, que oferecerá um aumento considerável na velocidade da navegação on-line, sem o uso de fibra.

Essa velocidade não só vai melhorar reuniões e outros tipos de acessos, como tornará as consultas mais ágeis.

Além disso, de acordo com especialistas, essa tecnologia também contribuirá para um menor consumo de bateria, ou seja, energia dos aparelhos. 

Impactos do 5G na Saúde

A internet 5G visa um mundo de novas descobertas, remetendo a facilidades e aumentando a conectividade para vários setores, incluindo a medicina.

Embora ainda seja um assunto bastante discutido, é fato que a tecnologia trouxe uma série de benefícios para as pessoas, inclusive para cuidados com a saúde, seja na aquisição de medicamentos por meio de aplicativos ou outros, como a telemedicina.

Confira abaixo algumas vantagens da tecnologia 5G na Saúde!

1. Agilidade na coleta de dados

O compartilhamento de dados entre médico e pacientes, bem como a coleta de informações sobre toda a jornada, incluindo imagens com resolução alta, será mais fácil por meio de dispositivos móveis. Isso evitará que o paciente tenha que compartilhar as mesmas informações, a cada novo atendimento.

2. Atendimento home care

Os pacientes que usufruem do atendimento home care vão contar ainda com mais vantagens no atendimento por meio do 5G. Afinal, diferentes procedimentos poderão fazer parte da rotina dos profissionais que atendem por home care.

Entre eles, a radiologia, já que a transmissão de dados ocorre em tempo real. Assim sendo, especialistas vão conseguir diagnosticar melhor os pacientes, bem como oferecer o tratamento mais adequado e monitorá-los. 

Com isso, os pacientes que acionarem o serviço de home care do plano de saúde, poderão se beneficiar da Telerradiologia, que também estará disponível em unidades de serviço móveis. Assim, a tecnologia 5G será essencial para a velocidade no diagnóstico.

3. Maior conectividade sem diminuir a velocidade

Com o 5G, diversos dispositivos poderão ser conectados ao mesmo tempo, sem que se perca a velocidade de conexão.

Isso contribuirá, inclusive, com o atendimento remoto de forma mais rápida, bem como o monitoramento de pacientes sem grandes investimentos.

5G na Saúde como a tecnologia pode contribuir com a medicina

4. Atendimento remoto

A tecnologia 5G na Saúde vai ajudar muito, fazendo com que o atendimento médico alcance pessoas de lugares remotos, como áreas rurais e outras. Afinal, muitos locais ainda possuem tecnologia precária e o 5G visa a democratização no atendimento médico.

5. Monitoramento a distância

Embora alguns profissionais já utilizam a tecnologia para monitorar pacientes, com o 5G na Saúde esse monitoramento ficará mais fácil e ágil.

Além de os profissionais poderem acessar dados dos pacientes de qualquer lugar, sempre que for preciso, também poderão usufruir maior agilidade na transmissão de dados e em tempo real.

Esse atendimento será mais eficaz no monitoramento de pacientes, como os que sofrem de alguma comorbidade cardiovascular, por exemplo, ou os que realizaram uma cirurgia e necessitam de acompanhamento do profissional que está o atendendo.

6. Transmissão de imagens com maior qualidade

O 5G na Saúde também trará outra vantagem, ou seja, permitirá que médicos possam acessar os exames de imagens dos pacientes de qualquer lugar e com alta qualidade.

Isso ajuda muito, especialmente no caso de um paciente quando é atendido por uma equipe multidisciplinar, em que ambos os profissionais poderão compartilhar não apenas dados, mas os exames de imagens.

Assim, a troca de informação será rápida e sem interferências, como downloads não concluídos ou imagens não enviadas, além de travamentos. 

7. Terapias por meio da VR e AR

Muitos pacientes já usufruem das tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada. Com a tecnologia 5G, essas terapias terão maior proveito por meio dos pacientes que usufruirão de mais agilidade e melhor conectividade com a internet.

No geral, a tecnologia 5G na Saúde visa muitos benefícios tanto para os serviços públicos quanto privados. 

dados-inteligencia

Gostou? Compartilhe este artigo com seus colegas.

A Nuria é pioneira em sistemas de agendamento online e especialista em interoperabilidade no setor da saúde.

Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

Nuria © 2012-2023         Feito com ❤️ em Belo Horizonte